quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Guia Básico sobre Como usar o Multímetro Digital

Multímetro Digital! Muitas vezes precisamos testar algum componente, uma tomada ou um fio e não temos uma ferramenta adequada para fazermos isso, é ai que entra o multímetro digital.

Antes de começarmos vamos saber o que é essa ferramenta.

O multímetro é uma ferramenta que engloba outras ferramentas utilizadas para realizar medições, existem dois tipos de multímetros portáteis, o digital e o analógico, no multímetro digital geralmente se encontra um amperímetro, um voltímetro com dois medidores de tensão continua e tensão alternada, um ohmímetro e um testador de sinal, diodos, transistores, etc.
Detalhes de Um multímetro Digital
O Amperímetro é utilizado para fazer medições de correntes elétricas, sempre o utilizando em ligação em série com o que for testado, caso ligado em paralelo poderá ocorrer a queima de tal, a unidade utilizada é o Ampere (A).
Amperímetro
O Voltímetro, é utilizado para fazer medições de tensão elétrica, ele deve ser ligado em paralelo com o que for testado, no modo voltímetro é possível escolher duas formas para medir a tensão contínua e a tensão alternada, no modo contínuo é utilizado para medir tensão de baterias e pilhas, no modo alternado é utilizado para medir a tensão de tomadas residenciais, etc, a unidade utilizada é o Volt (V).
Voltímetro
O Ohmímetro, é utilizado para fazer medição de resistência elétrica, pode ser ligado tanto em série como em paralelo, mas é preciso que o que for medido esteja desligado de qualquer fonte de energia, a unidade utilizada é o Ohm (Ω).
Ohmímetro
O Testador de Sinal, Diodos e Transistores, é utilizado para fazer testes em diodos, LED’s, transistores e também em trilhas para placas verificando alguma falha na mesma, etc.

Além das funções básicas, outras partes importantes do multímetro são as ponteiras de prova, com elas que é possível realizar as medições. Muitas vezes essas ponteiras podem ser substituidas por “jacarés” que facilitam na hora de agarrar um fio, por exemplo.
Ponteiras de Prova



Fazendo algumas medições básicas com o multímetro


1. Resistores


Para medir um resistor ou a resistência de um fio, é necessário ajustar o multímetro na função ohmímetro, dessa forma a unidade utilizada será o Ohm, para medir basta conectar as duas ponteiras de provas nas pontas do resistor ou fio, assim automaticamente será mostrado no visor o valor de sua resistência, em fios o certo é aparecer o valor zero, pois se aparecer alguma resistência, significa que o mesmo está danificado.
Medindo um resistor de 33k com o seletor em 200k


2. Tensão Rede Elétrica


Para medir a tensão em uma tomada de sua rede elétrica, é necessário ajustar o multímetro na função voltímetro na opção de tensão alternada, dessa forma a unidade utilizada será o Volt, antes de iniciar a medição é preciso tomar alguns cuidados, se você não conhece a rede é recomendável que utilize o equipamento na maior escala que tiver (no caso 750V) para que dessa forma não danifique o aparelho, caso você conheça a rede que irá medir, ajuste para o melhor valor que você achar, após isso conectar as duas ponteiras de provas na tomada e no visor do multímetro instantaneamente aparecera o valor da tensão.
Medindo tensão em rede 220V com o seletor em 750V


3. Tensão em Pilhas


Para medir a tensão em uma pilha ou bateria, é necessário ajustar o multímetro na função voltímetro na opção de tensão continua, dessa forma a unidade utilizada será o Volt, antes de iniciar a medição altere o valor no aparelho de acordo com a capacidade de sua pilha, se ela for por exemplo de 3,5V ajuste para 20V para que dessa forma não danifique o aparelho, após isso conectar a ponteira de cor vermelha no polo positivo da pilha e a de cor preta no polo negativo, se você conectar ao contrário não há problema, mas aparecerá no visor um sinal de negativo antes da medida, mostrando que está invertida a polaridade.
Medindo uma pilha de 1.5V com o seletor em 2V

4. Testando LED’s

Para medir um LED, é necessário ajustar o multímetro na função de teste de diodo, pois um LED não deixa de ser um díodo, porém emissor de luz (Light-Emitting Diode=LED), esse tipo de medição não tem unidade nenhuma, para medir basta conectar a ponteira vermelha na maior perna do LED e a ponteira preta na menor perna, se o LED estiver em perfeitas condições, ele irá acender.
Testando LED com o seletor em teste de diodo
Na aula, comentamos a respeito de resistores, e a turma me solicitou que informasse a respeito de como identificar o valor destes componentes.


Resistores – Informações Gerais

Sendo talvez, um dos componentes mais comuns, as resistências em geral possuem um formato cilíndrico e faixas coloridas que definem o seu valor em Ohms (Ω). O código mais comum é o que utiliza quatro faixas coloridas, cada qual indicando um valor. As duas primeiras faixas correspondem a uma cifra, a qual deve ser multiplicada pelo valor da terceira faixa. A quarta faixa está um pouco afastada das outras três primeiras e indica a tolerância, ou seja, a precisão daquele componente.

Mais recentemente os resistores passaram a ser especificados por cinco faixas coloridas. A primeira e a segunda faixa indicam o primeiro e o segundo dígito, respectivamente. A terceira faixa indica o número de zeros que segue os dois primeiros dígitos, exceto quando as faixas ouro e prata são usadas, que representam os fatores multiplicativos. A quarta faixa indica a tolerância. A ausência desta faixa significa que a tolerância é de +/- 20%. A quinta faixa indica que o resistor possui um dígito a mais na representação de seu valor ôhmico. Por exemplo, se um resistor possui as faixas nas cores azul, cinza, prata e ouro, o valor de resistência é 0,68 +/- 5% Ohms.

Na tabela, abaixo, estão relacionados as cores juntamente com os respectivos valores que elas representam.

Cor
Faixa 1
Faixa 2
Faixa 3
Faixa 4
Prata
- X -
- X -
0,01
± 10 %
Ouro
- X -
- X -
0,1
± 5 %
Preto
0
0
1
- X -
Marrom
1
1
10
- X -
Vermelho
2
2
100
± 2 %
Laranja
3
3
1.000
- X -
Amarelo
4
4
10.000
- X -
Verde
5
5
100.000
- X -
Azul
6
6
1.000.000
- X -
Roxo
7
7
- X -
- X -
Cinza
8
8
- X -
- X -
Branco
9
9
- X -
- X -

Alem de resitores identificados por faixas coloridas (resitores de filme ou carbono) existe resitores de fio e resitores variaveis que em geral possuem seu valor e sua tolerância escrito no corpo do componente. Na figura abaixo temos alguns exemplos das diversas construções possíveis dos resistores.


Bem com este pequeno guia, espero que todos vocês fiquem mais íntimos desta grande ferramenta que é o multímetro, e quem não tem, que compre um, é sempre bom te-lo por perto para alguma eventual medição, por mais que você não seja técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário