quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Como ter certeza de que o meu (novo) computador não é uma bomba?


Se você quer certificar-se de que a sua máquina nova está funcionando bem, existem inúmeras coisas que você pode fazer para testá-la. Na verdade, você pode usar estas mesmas estratégias para testar a confiabilidade de uma máquina antiga também. Elas são todas bem fáceis de fazer, apesar de consumirem bastante tempo, mas no fim dos testes você irá saber se a sua máquina está prestes a falhar ou não. Os testes não podem prever o futuro, mas eles são uma boa maneira de verificar problemas existentes que ainda não anunciaram que estão por lá. Se existe uma falha que é iminente, eis aqui como descobrir.

Faça o teste de stress na sua CPU

Quando você está fazendo overclock no seu processador, você precisa coloca-lo sob stress para garantir que ele não irá causar erros quando estiver muito carregado. Você não irá fazer overclock, mas quer saber a mesma coisa, então pode usar o mesmo processo. Eu gosto de um programa chamado Prime95 para ajudar com essa tarefa. Tudo que ele faz é calcular números primos por quanto tempo você quiser. Isso pode maximizar os ciclos do seu processador e é exatamente o que você está querendo fazer. (Nota: Alguns preferem LinX, mas ele não está disponível para todas as plataformas como o Prime95.) Apenas rode o Prime95 no máximo por pelo menos algumas horas, se não mais, e você terá uma boa noção se o seu processador pode lidar com todo o trabalho que você irá fazer nele.

Você também pode querer monitorar a temperatura para garantir que nada superaquece. Ele não deveria, visto que o seu computador deveria ter sido projetado para rodar no máximo por um bom tempo, mas não faz mal ficar de olho nisso. RealTemp (Windows), LM_sensors (Linux), e Temperature Monitor(Mac OS X) podem fazer isso.

Verifique erros na sua RAM

Seu computador às vezes pode conviver com erros na RAM, mas você irá notar algumas coisas estranhas aqui e ali. Você não quer lidar com uma máquina que está frequentemente bugada, então você quer se assegurar que a sua RAM está funcionando bem. Para fazer isso, você irá precisar apenas do MemTest86. Você pode fazer download de um arquivo ISO, fazer o boot a partir dele virtualmente em qualquer máquina (até mesmo um Mac), e rodar durante a noite. Apesar de o teste poder ser completado relativamente rápido em algumas circunstâncias (por exemplo, quando você tem pouca RAM em sua máquina e roda um teste leve), você pode esperar que ele vá demorar pelo menos algumas horas. Rode um teste exaustivo e deixe o computador fazendo isso durante a noite. Pela manhã, verifique os resultados e veja se a sua RAM tinha algum erro. Se não tinha, você está livre.

Drene sua bateria (realisticamente)


Se você está lidando com um laptop, você quer ter certeza que a bateria irá oferecer a duração que o fabricante prometeu (ou pelo menos um número mais realista que você ache aceitável). A melhor maneira de fazer isso é apenas usar o laptop como você normalmente faria o quanto puder, sem o cabo de força conectado. Se você fizer várias tarefas que você normalmente executa, você terá uma ideia aproximada da duração da bateria. Isso é bem óbvio, e talvez você prefira deixar o computador de lado e esquecer-se dele – pelo menos até que a bateria morra. Eis aqui vários testes que você pode fazer e não requerem nenhum esforço da sua parte:

- O método Nyan Cat: Como demonstrado no vídeo acima, deixe rodando o vídeo de 10 horas do Nyan Cat no YouTube e veja quão longe você consegue ir antes do laptop morrer. Assegure-se de reduzir o brilho da tela para um nível realístico e desabilite qualquer coisa que possa usar o processador enquanto o vídeo está rodando (a menos que você queira adicionar stress à máquina).

- O teste da Wi-Fi: Use um serviço de upload gratuito como o Gett para fazer upload de qualquer coisa que irá demorar mais para enviar do que a sua bateria pode aguentar. Isso irá te dar uma boa ideia de como o computador funciona quando a Wi-Fi está em uso por um longo período de tempo. Apenas certifique-se que a tela do seu computador não irá desligar sozinha ou você não terá resultados realistas.

- O teste dos 10%: Carregue a sua bateria até o máximo, então desconecte da tomada por 10 minutos. Se a sua bateria perder 1% ou mais de carga por minuto (e você não estiver fazendo nada muito pesado, como por exemplo rodar o Prime95), você tem um problema.

Basicamente, você pode tentar drenar a bateria de várias maneiras diferentes que não envolvem a sua interação, contanto que você possa deixar algo rodando que irá manter o processamento de informações da CPU em um nível razoável. Se você joga muitos games, deixe um ligado. Se você quer testar o desempenho da bateria quando assiste a um filme, deixe um AVI ,que você realisticamente assistiria, em loop e veja até onde vai. Os melhores testes são aqueles que funcionam realisticamente, mas se você não quer fazer o esforço de sentar no seu computador durante toda a duração da sua bateria, esse tipo de teste dará a você uma boa noção.

Uma vez que você executar esses testes, você terá uma boa ideia se o seu computador está ou não prestes a falhar. Se estiver, leve-o de volta para que seja trocado. Se não, você pode continuar com ele e ter mais confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário